sábado, 16 de abril de 2011

Instituto Dr. José Frota: problema ou solução?

                                                                                                        Fonte: Panoramio
               Apesar do grande número de atendimentos o IJF necessita de mais investimentos


Vítimas de acidentes, que necessitam de um serviço de urgência, emergência e trauma, são atendidas no Hospital Dr. José Frota (IJF) cuja média de atendimento mensal na emergência é 25 981, 20597 são de Fortaleza, e mantém todas as especialidades oferecidas de plantão por 24 horas.

Na maioria dos acidentes as ambulâncias levam as vítimas para o IJF, ou até mesmo por conta própria, esquecendo às vezes dos hospitais secundários mais próximos como os “Gonzaguinhas” e os “Frotinhas”. O que ajuda na superlotação dos leitos. Veja os números dos leitos no quadro abaixo:
                                                                                            Fonte: IJF 
Leitos da Internação:
303
Leitos de Observação:
32
Leitos do Centro Tratamento de Queimados:
22
Leitos Convênios e Particulares:
32
Leitos UTI Adultos:
26
Leitos UTI Pediátricos:
06
Leitos UTI Queimados:
04











                                                                                                                                                                         
As principais carências do IJF são o espaço físico, número insuficiente de equipes de plantão, a falta de verba que causa atraso nos pagamentos dos servidores e até mesmo no material cirúrgico. Um grande problema para um hospital que tem uma média de 1438 cirurgias de pequeno porte, 668 médio e 300 de grande porte.

Com uma média de 625 atendimentos/dia, o IJF oferece as seguintes especialidades na Emergência I: Clinica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica, Pediatria, Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Tóraco Vascular, Cirurgia Plástica. A Emergência II proporciona Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Endoscopia Digestiva e Respiratória e Odontologia aos pacientes. Alem destes dois setores o José Frota possui Unidade de Terapia Intensiva, Centro de Tratamento de Queimados, Centro de Diagnóstico por Imagens, Laboratório de Análises Clínicas, Centro Assistência Toxicológica.

SERVIÇO:
IJF - Instituto Dr. José Frota
Rua Barão Do Rio Branco, 1816 - Centro
CEP: 60025-061 Fortaleza - CE
PABX: 85 255.5000

Vídeos relacionados: