domingo, 3 de abril de 2011

HM - Salvando Vidas

                                                                                  Foto: Hospital de Messejana
                          Hospital é reconhecido por transplantes de coração                   


Fundado em 1933, o Hospital de Messejana (HM) Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, conhecido como Hospital do Coração, é uma unidade terciária especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. A instituição recebe pacientes do Ceará e das regiões Norte e Nordeste, com atendimento de urgência, emergência, serviço ambulatorial e hospitalar, cirurgia de pequena, média e grande complexidade.


Um hospital de ensino e pesquisa, de referência estadual, onde seus pacientes, com insuficiência respiratória crônica e problemas cardíacos, recebem assistência domiciliar. O HM está aumentando o índice de cura de pacientes portadores de arritmias cardíacas, única doença do coração com total chance de cura. Foi o pioneiro no país a começar a tratar pacientes portadores desta doença com o equipamento de pulsão epicárdica monitorizado por pressão. A nova tecnologia substitui a cirurgia em casos graves da doença e proporciona menos tempo de internação, sem passagem pela UTI ocorrendo um menor risco de infecção. É, também, o maior do Norte e Nordeste na realização de cirurgias corretivas em crianças acometidas pelas doenças do coração.


Reconhecido nacionalmente pelos transplantes cardíacos realizados com êxito, o Hospital do Coração foi o pioneiro a realizar um transplante no Estado, em 1999. Em 2004, era o primeiro em número de transplantes realizados: 24, um aumento de 26% em relação a 2003. Em 2008, fez dois transplantes com coração artificial, chamado dispositivo ventricular ABS 5000, que serve como suporte circulatório em pacientes da lista de espera para transplante cardíaco. No mesmo ano, recebeu solicitação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular para ser Centro de Treinamento em procedimentos relacionados ao transplante cardíaco e implante de coração artificial.

Dispõe de 306 leitos, onde 39 são UTI’s para adultos e 12 pediátricas. Na emergência, são cerca de dez mil atendimentos por mês. Com esta grande procura, a Secretariara da Saúde do Estado (Sesa) dobrou o número de vagas de residentes no Hospital do Coração e ampliou as vagas para formar profissionais em nível de especialização, na Escola de Saúde Pública do Estado. Já nos setores cirúrgicos são realizadas por mês 100 operações cardiovasculares e 50 torácicas. Cumprindo assim sua missão de promover a melhoria da saúde da população do Ceará numa estrutura adequada e humanizada.


Saiba +


Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana é aberto também aos profissionais que trabalham na Instituição. O Programa já atendeu mais de 1.800 pessoas desde que foi criado, em 2002. 58% dos participantes atingiram seus objetivos.


O HM recebeu a autorização da Câmara Técnica de Transplantes de Pulmão do Ministério da Saúde. O atendimento no ambulatório da Unidade de Transplantes de Pulmão do HM começou e a equipe multidisciplinar do setor, formada por profissionais de várias áreas da saúde, irá avaliar os pacientes que podem ser indicados para o transplante.


Dentre as prioridades da administração do Hospital está um reforma e a construção de um prédio anexo Com as novas obras está prevista a duplicação do número de leitos; serão 600 unidades. Esta ampliação inclui ainda as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O número de salas de cirurgia passará de quatro para 14.

Em 2010 Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) fez a captação de 203 córneas.



SERVIÇO:
Hospital de Messejana Avenida Frei Cirilo, 3480
Messejana – Fortaleza, CE CEP: 60.864-190
Telefone:
(85) 3101-4076 Fax:
(85) 3101-4078


Vídeos relacionados: