sexta-feira, 15 de abril de 2011

Hospital da rede pública é precursor em cirurgias no estado

                                                                                                              Fonte: TVC
César Cals foi o primeiro a realizar cirurgia bariátrica pelo SUS no Ceará

Localizado no centro da cidade, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), que se destaca na área de emergência obstétrica, com grande número de leitos na UTI neonatal, é um hospital terciário de alta complexidade, com 36 especialidades médicas, onde sua maternidade é considerada referência no estado. O hospital possui 276 leitos, sendo 12 em UTI para adultos, 36 para pacientes de médio risco neonatal e 21 em UTI neonatal. Ao todo são realizados 400 partos por mês, 20 mil exames médicos, cinco mil consultas, 350 cirurgias e mil internações.


O Hospital dobrou a oferta de cirurgia bariátrica (diminuição do tamanho do estômago para perda de peso), com início em 2002, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O HGCC é o único da rede pública a fazer a cirurgia. Os dois tipos desta cirurgia são oferecidos no César Cals: a operação convencional custa cerca de R$ 8 mil, a técnica de labaroscopia eleva o preço da operação para R$ 20 mil. Outras iniciativa é pioneira no Ceará é a cirurgia de diabetes (de dez a 12% da população do estado são diabéticos) que permite aos pacientes uma possibilidade de cura em cerca de 90% dos casos.

Hoje, o Hospital Geral Doutor César Cals (HGCC) é a unidade que realiza o maior número de exames colonoscopia (exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo): 140 por mês, porém, insuficiente para a demanda.

Entre os projetos destacam-se: a Casa da Gestante (apóia as mães sem condições financeiras ou para as que moram no interior do estado); o Banco de Leite (beneficia mães com carência de leite para crianças recém-nascidas,
filhos de portadoras do vírus HIV e da tuberculose) [para doações ligue gratuitamente para 0800 286 5678); o Mãe Canguru (Programa de Atenção Humanizada ao Recém-nascido com baixo peso, quando mãe e filho necessitam ganhar peso - passam 24 horas juntos, facilitando a regularização dos batimentos cardíacos do bebê, que só recebe alta quando passa de 1 quilo.)


Serviço:
Hospital Geral Dr. César Cals
Av. Imperador, 545 - Centro
Fortaleza - CE, 60015-051
Fone: 85 3101-5347


Vídeos relacionados: