domingo, 3 de abril de 2011

Hospital é referência em administração

                                                                              Foto: Panoramio
                  Waldemar de Alcântara é conhecido por transparência com o dinheiro público                          

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) surgiu no ano de 2002 com a missão de atender a rede pública de saúde no setor secundário, que estava em face de superlotação em Fortaleza, na época. É o primeiro hospital público do Norte/Nordeste a obter o certificado de Acreditação Hospitalar – Nível 2, em 2006. A classificação é da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão credenciado pelo Ministério da Saúde, que avalia a eficiência das instituições de saúde públicas e particulares do Brasil, onde analisa todos os serviços, desde o de atendimento ao público, até as baixas incidências de acidentes evitáveis. Somente 1% das unidades hospitalares públicas e privadas do País tem esse certificado, sendo o primeiro do Ceará a receber o título.


Em sua eficiência contínua, foi o pioneiro a apresentar um ambulatório de anestesistas e a implantar o prontuário eletrônico. Outras novidades são a entrega de demonstrativo de despesas ao paciente quando recebe alta hospitalar, garantindo a transparência com o dinheiro público. Em 2009 passou por uma ampliação com a criação de
ilhas digitais para implantação dos prontuários eletrônicos dos pacientes, salas de treinamento do Programa de Atendimento Domicilar, de repouso médico e posto de enfermagem, sala de videoconferência, biblioteca, sala de reuniões, sala de aula e um auditório.

                                                                              Foto: Governo do Estado do Ceará
                           Novos leitos adquiridos, em 2009, após a ampliação do hospital            


A maioria dos pacientes, exclusivamente do SUS, e, custeados unicamente com recursos públicos, são proveniente de Fortaleza, com 60%, enquanto o interior do estado fica com os outros 40%. Com 319 leitos, há 37 leitos de UTI, sendo 21 para adultos, 8 leitos pediátricos e 8 de neonatologia e ainda 16 de médio risco.8 UTIs pediátricas, 7 UTIs Neo-natais e uma média de 700 internações por mês. O HGWA tem uma motivação salarial que o diferencia das demais unidades hospitalares. Demonstrando que é possível ter um serviço público hospitalar de qualidade que beneficia a população carente do estado.


SERVIÇO:
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara
Rua Dr. Pergentino Maia, 1559 – Messejana – Fortaleza, CE
Fone:
(85) 3216-8300 Fax: (85) 3216-8344


Vídeo relacionado: